top of page

EQUIPE GEHOCITE - 2021

Maria Isabel de Jesus Chrysostomo

Bacharel e licenciada em Geografia (UERJ/UFRJ), mestre e doutora em Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ), pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenadora do Laboratório Geografia Histórica das Cidades e Territórios (GEHOCITE/UFV). Suas linhas de pesquisa são: Migração estrangeira e política territorial; Formação das Periferias Urbanas em cidades de pequeno e médio porte na Zona da Mata Mineira; Geografia Histórica das cidades. Coordena os seguintes projetos de pesquisa: « O imigrante em disputa: o lugar e o território do estrangeiro nos conflitos regionais entre Minas Gerais e Rio de Janeiro nos anos 1870-1930 »; « Quando a periferia é a cidade: notas sobre o crescimento da nova pobreza urbana na microrregião de Viçosa (1970-2015) ». Entre suas publicações, destacam-se: « Os rios e pântanos nas primeiras representações cartográficas da vila Campos dos Goitacazes: imaginação geográfica e disputas de poder (final do século XVIII até começos do XIX) ». Confins, v. 31, p. 20-45, 2017; « Política Territorial nos Sertões dos Índios, século XIX ». Mercator, v. 15, p. 55-71, 2016 (co-autoria de Higor Mozart); « Estratégias Imobiliárias e a construção do ‘mito’ do pai dos pobres na produção dos bairros periféricos de Amoras e Nova Viçosa (1970-1990) ». RA’E GA: o Espaço Geográfico em Análise, v. 33, p. 248-276, 2015 (co-autoria de Dayana Debossan Coelho); « Do depósito à hospedaria de imigrantes: gênese de um ‘território da espera’ no caminho da emigração para o Brasil ». História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 17, p. 1-23, 2014 (co-autoria de Laurent Vidal).

E-mail: isachrysostomo@ufv.br 

Dayana Debossan Coelho

Dayana Debossan.jpeg

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, na linha de Organização Territorial do Espaço Brasileiro, atuando junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Agroambientais (NEPAM) na linha de pesquisa Sociedade, Agricultura e Meio-Ambiente. Está desenvolvendo a tese intitulada Desenvolvimento regional e políticas territoriais: a "gestação" da Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa, Minas Gerais (1889-1930). É Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). É Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2021). É bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Atualmente exerce a função de vice-coordenadora do Laboratório de Geografia Histórica das Cidades e Territórios (GEHOCITE) da Universidade Federal de Viçosa. Pesquisa principalmente nas seguintes áreas: periferização, urbanização, política habitacional, modernização do território, regionalismo, política agrária. 

Higor Mozart

unnamed (7).jpg

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2012/2013). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). Atualmente é doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Foi professor substituto do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, entre 2016 a 2018, com atuação na área de Ensino de Geografia. No intervalo de 2010 a 2012 participou do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), tendo a oportunidade de aprender e compartilhar experiências com educandos, professores e supervisores de duas escolas públicas de Viçosa (MG). Nesse mesmo período integrou o projeto de pesquisa "Propostas Teórico-Metodológicas para o Ensino de Geografia". De 2012 a 2013 foi bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa "Imigração estrangeira nos confins da Zona da Mata Mineira (1850-1870): entre civilização dos sertões e controle do território" (FAPEMIG/APQ01380-11). Ao longo de 2013 participou do projeto de pesquisa "Imigração estrangeira nos confins da Zona da Mata Mineira (1840s-1910): entre civilização dos sertões e controle do território" (CNPq). 

E-mail: hmozart@gmail.com

Cléo Adário

Cléo Adário.jpg

Arquiteta e Urbanista pela FAU/ UFJF, onde fui bolsista no núcleo de pesquisa e extensão “Urbanismo.mg”, participando da elaboração e revisão de planos diretores de cidades mineiras de pequeno porte. Extensão universitária para a cidade de Rotterdam, no IHS/ ERASMUS, na 3ª turma do curso sobre Gestão e Desenvolvimento Urbano Sustentável (UMDSU3). Mestranda no PPG.au/UFV, na LP1 - Planejamento do Espaço Urbano e Regional e estudando sobre os limites e as possibilidades dos Planos de Mobilidade Urbana de duas cidades médias brasileiras (Juiz de Fora - MG e Dourados - MS) e a relação deste tema com a qualidade de vida e o acesso universal à cidade. Vinculada, também, à Rede Mob.Inc, um espaço co-criativo para se debater a inovação nas práticas de mobilidade e transporte e fomentar a mobilização de cidades mais inclusivas, onde fui uma das organizadoras do livro “Descomplicando a Mobilidade Urbana: Manual de Ações para Gestores Públicos” (2021).

Débora Maria Quintão Miranda

IMG_20210808_094244.jpg

Bacharelanda em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e licenciada em Geografia pela mesma Universidade (2019). Em 2016 fez parte do grupo de estudos denominado “Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Econômicos” (LAURE), que era coordenado pelo professor Wagner Barbosa Batella. De abril de 2016 a julho de 2017 atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Foi bolsista de iniciação científica com o projeto “O imigrante em disputa: o lugar e o território do estrangeiro nos conflitos regionais entre Minas Gerais e Rio de Janeiro nos anos 1870-1930” (2017-2018). Participa desde 2017 do “Laboratório Geografia Histórica das Cidades e Territórios” (GEHOCITE) que é coordenado pela professora Dr.ª Maria Isabel de Jesus Chrysostomo. 

João Pedro Paixão

JOAO.jpg

É atualmente Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, na linha de pesquisa Produções e Apropriações do Território. Formou-se em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como estagiário da Escola do Legislativo Prof. Sebastião Lopes de Carvalho da Câmara Municipal de Viçosa. Atuou como Representante Discente no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa, e atualmente é membro da comissão coordenadora do Mestrado em Geografia. Atua como monitor na disciplina de GEO 435 - Planejamento Urbano no Brasil. Tem experiência na área de Ciências Sociais e Geografia, com ênfase em Ciência Política e Conflitos Territoriais e Socioambientais.

Verônica Sibere Ferraz Monteiro

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atualmente cursa Bacharelado em geografia pela mesma universidade. Exerceu o cargo de Professora de Educação básica na Escola Estadual Professor Guedes Fernandes, Carmo de Minas- MG e na Escola Estadual de Ensino Médio, São Lourenço-MG. Participa do laboratório de Geografia Histórica das Cidades e Territórios (GEHOCITE), onde desenvolve o trabalho de monografia sobre espaço público, arte e identidade da juventude periférica de Viçosa. Atuou como bolsista do Projeto de extensão (PROEXT) desenvolvendo atividades junto com o Observatório de Movimentos Sociais da UFV, acompanhando a organização e as intervenções do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), tendo como Coordenador o professor Marcelo Loures dos Santos. Realizou pesquisa como bolsista de iniciação científica na área de Climatologia geográfica, tendo como coordenador o Professor Edson Soares Fialho.

E-mail: veronica.monteiro@ufv.br

Eustáquio da Silveira Mafra

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2016), atualmente cursando o bacharelado em Geografia (UFV/MG). Atuou como professor do ensino regular da disciplina de Geografia nos anos 2016 e 2017 na Escola Estadual Prof. David Procópio (Ervália/MG), atua como professor na escola do campo Dom Francisco das Chagas, localizada no povoado do Careço (Ervália/MG). Bolsista desde 2017 do projeto de pesquisa “O imigrante em disputa: o lugar e o território do estrangeiro nos conflitos regionais entre Minas Gerais e Rio de Janeiro nos anos 1870-1930”, financiado pelo CNPQ.

E-mail: eustaquio.mafra@hotmail.com

Yuri Said Bhering Cardoso

WhatsApp Image 2021-09-16 at 21.53.47 (1).jpeg

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa em Julho de 2019. Experiência na área de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Pesquisador na graduação nas áreas de Samba e Cultura popular. Mestrando na Linha 2 - Produções e Apropriações do Território no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Viçosa, dando ênfase as áreas de Geografia Humana e Geografia Urbana. Integrante do Laboratório GEHOCITE - Laboratório de Pesquisa em Geografia Histórica, Cidades e Territórios.

Ana Paula Santiago de Lima

WhatsApp Image 2021-12-22 at 12.49.21.jpeg

Cursando o 7º período de Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa. Participou do GRAFIAS - Laboratório de Pesquisa e Ensino em Geografia em 2019.
Tenho interesse pelas áreas de Geografia-Histórica, Planejamento Urbano e Ensino de Geografia.
Atualmente sou bolsista de iniciação científica (Pibic - CNPq) com o projeto intitulado "Um projeto de modernização do território: o núcleo colonial Vaz de Mello em Viçosa - Mg (1915-1930)"

EQUIPE GEHOCITE - Outros anos

Natália Paiva

Graduanda em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. Bolsista do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no subprojeto “Geografia e Inclusão de março” de 2014 a agosto de 2016. Estagiária no Laboratório de Geomorfologia da UFV de março a agosto de 2016. Bolsista do Programa de Extensão “Trabalho, Juventude e Agricultura Familiar” de agosto de 2016 a janeiro de 2017. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão Universitária - PIBEX/UFV com o projeto “Práticas educativas para o exercício dos Direitos Humanos: discutindo a diversidade no ambiente escolar” de março de 2017 a novembro de 2017. Professora de Educação básica na Escola Estadual Raul de Leoni, Viçosa – MG em 2017. Atualmente é professora de Educação básica na Escola Estadual Antônio Moreira de Queiroz, Teixeiras – MG e integrante do laboratório de Geografia Histórica das Cidades e Territórios (GEHOCITE), onde desenvolve o trabalho de monografia sobre o “Espaço público feminino em Santa Clara: A questão da mulher na periferia de Viçosa – MG”.

E-mail: natalia.paiva@ufv.br

Wenderson Almeida de Souza

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2018), atualmente cursando o bacharelado em Geografia (UFV). Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) nos anos 2015 e 2016 em escolas municipais de Viçosa-MG no projeto “Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade” onde pode desenvolveu oficinas, trabalhos de campo e demais atividades da Geografia Escolar. Atua como coordenador e professor de Geografia no Cursinho Popular de Piranga – MG com jovens em vulnerabilidade socioeconômica. Bolsista desde 2017 do projeto “O imigrante em disputa: o lugar e o território do estrangeiro nos conflitos regionais entre Minas Gerais e Rio de Janeiro nos anos 1870-1930”, dentro das linhas de pesquisa “Geografia Histórica das Cidades e Migração e Política territorial” financiado pela FAPEMIG.

E-mail: wendersonfer.wf@gmail.com  

Marcella de Paula Pereira

Cursando Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, membro voluntária do GEHOCITE com interesses na área do Samba e Carnaval. Em 2016 foi bolsista PIBIC/FAPEMIG com o trabalho "Quando a periferia é a cidade: notas sobre o crescimento da nova pobreza urbana na microrregião de viçosa (1970-2015)". Atualmente estagia em uma escola do ensino fundamental na cidade de Viçosa, onde também pesquisa como os negros são tratados nos livros didáticos de Geografia adotados pela PNLD.

E-mail: marcella.paula@ufv.br

Marcos V. S. Amaral

CIRILO.jpg

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, atua como pesquisador na área de Geografia Humana, com enfoque na análise territorial da economia social e solidária, junto ao Colégio de aplicação COLUNI – UFV. É membro do laboratório de Geografia Histórica das Cidades e Territórios (GEHOCITE) - Departamento de Geografia da UFV. Desenvolve atividades voluntariadas relacionadas à arte-educação, junto à Casa Cultural do Morro, organização não governamental, na cidade de Viçosa-MG.

WhatsApp Image 2021-12-23 at 01.43.57.jpeg

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, onde atualmente cursa o Bacharelado em Geografia.  Durante a graduação participou do Estágio Interdisciplinar de Vivências - Zona da Mata (EIV-ZM), atuou como monitora voluntária da disciplina GEO230 - Geografia Urbana e desenvolveu pesquisa sobre Cartografia Tátil enquanto recurso didático. 
É bolsista PIBIC/FAPEMIG com a pesquisa "Quando a periferia é a cidade: notas sobre o crescimento da nova pobreza urbana na microrregião de Viçosa (1970-2021)".

bottom of page