top of page

LINHAS DE PESQUISA

Atualmente, desenvolvem-se no GEHOCITE os seguintes projetos de pesquisa:

 

Linha 1 – Geografia Histórica das cidades

a) Quando a Periferia é Cidade: notas sobre o crescimento da nova pobreza urbana na microrregião de Viçosa (1970-2015)

b) BALNEOMAR - A produção do Espaço Balneário nas cidades Litorâneas: circulação de modelos e de experiências (os casos do Rio de Janeiro e de Charent Maritime – França -  século XIX aos dias atuais).

Financiamento: CAPES/COFECUP:

Linha de Pesquisa 2 -Migração Estrangeira  e Política Territorial

 

O imigrante em disputa: o lugar e o território do estrangeiro nos conflitos regionais entre Minas Gerais e Rio de Janeiro nos anos 1870-1930

Financiamentos: FAPEMIG e CNPQ (Editais Universais)

PROJETOS

2016 - Atual

Repensando a Intolerância Cultural e Religiosa no ambiente escolar

 

Descrição: O projeto objetiva analisar e difundir a questão religiosa e os vários tipos de intolerância que hoje são observados no ambiente escolar. A ideia é criar um ambiente de discussão com vistas a diminuir os preconceitos.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Pâmela Xavier Bastos - Integrante.
Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Bolsa.

 

2016 - Atual

Quando a periferia é a cidade: notas sobre o crescimento da nova pobreza urbana na microrregião de Viçosa (1970-2015).

 

Descrição: Além dos fatores históricos, associados ao surgimento e expansão de áreas pobres nos núcleos urbanos e perturbados da região de Viçosa-MG, devido ao empobrecimento do campo, redundando na migração para as áreas urbanas, paralelamente, ao crescimento do poder local e expansão de um setor imobiliário, estamos interessados em entender, como as periferias se constituíram nos tímidos núcleos urbanos dessa microrregião, polarizadas pela cidade de Viçosa entre os anos 1970 a 2015. Para compreender tal fenômeno investigaremos as concorrentes e paradoxais ?engenharias sociais? esculpidas nas cidades cuja feição urbana se mescla com o rural. Nossa tarefa é problematizar os efeitos espaciais da expansão da pobreza em Viçosa, cidade que comanda uma das microrregiões mais pobres de Minas Gerais.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Marcella de Paula Pereira - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

 

2015 - 2016

Reivenção cultural e subversão urbana: O papel das escolas de samba Unidos dos Passos e Academia de Samba do bairro de Fátima

 

Descrição: A diáspora negra muito mais que um translado de pessoas, foi um deslocamento e reconstrução de saberes, técnicas e costumes, que influenciaram a cultura e sociedade brasileira, no entanto, as heranças das tradições dos escravizados e seus descendentes foram historicamente desvalorizadas. Levando em consideração que as marcas negras estão presentes em várias manifestações, o intuito dessa pesquisa foi entender as escolas de samba Unidos dos Passos e Academia de Samba do bairro de Fátima, localizadas respectivamente em Viçosa e Ponte Nova, como exemplos de como o samba e as escolas de samba são expressões das tensões sociais em torno da apropriação dos espaços e tempos das cidades.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Janice Estalino Vidal - Integrante / Pâmela Xavier Bastos - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

2015 - Atual

O imigrante em disputa: o lugar e o território do estrangeiro nos conflitos regionais entre Minas Gerais e Rio de Janeiro nos anos 1870-1930

 

Projeto certificado pela empresa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais em 17/03/2016.

 

Descrição: O objetivo de tal projeto é relacionar e analisar os discursos e as práticas espaciais vinculadas às políticas de imigração estrangeira nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro entre 1870-1930, com o intuito de compreender como os projetos políticos e econômicos reestruturaram física e simbolicamente os respectivos territórios. Pressupomos que as retóricas da perda assumidas pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais após a Proclamação da República em relação sobretudo ao estado de São Paulo constituíram-se numa estratégia para assegurar recursos e poder. Nossa ideia é demonstrar como essas regiões em disputa iriam utilizar os imigrantes estrangeiros tanto para assegurar o domínio de áreas consideradas vazias e/ou ocupadas por populações indesejadas (índios e escravos quilombolas) como viabilizar seus projetos de desenvolvimento territorial. Nessa medida, nosso trabalho se justifica, também, pela necessidade de demonstrar como se forjou a política de ocupação de terras devolutas a partir das propostas de imigração estrangeira.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Higor Mozart Geraldo Santos - Integrante / Laurent Vidal - Integrante / Diego Gonzaga da Silva - Integrante / Janice Estarlino Vidal - Integrante  / Gustavo Soares Iorio - Integrante / Wenderson Almeida de Souza - Integrante / Eustáquio da Silveira Mafra - Integrante / Débora Maria Quintão Miranda - Integrante / Rômulo Nascimento Marcolino - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

 

2015 - Atual

Educação para diversidade Étnico Racial

 

Descrição: A proposta apresentada é um desdobramento dos projetos de extensão desenvolvidos desde do ano de 2010 no âmbito dos programas PIBEX e PROEXT, cuja coordenação foi simultaneamente partilhada com a professora Janete Regina de Oliveira, ora licenciada para doutoramento. A ideia principal desse projeto de pesquisa é diagnosticar e propor novas formas e metodologias de ensino sobre as questões étnicos raciais na universidade e escolas públicas. Partimos do pressuposto que a escola é um espaço marcado por vários signos, símbolos e vestígios da condição social e cultural dos alunos, professores e funcionários. Em nossas instituições de ensino estão grafados nos muros, paredes, salas de aula e ambientes burocráticos, práticas e normas sociais que revelam a história social, cultural, racial e econômica desses lugares, assinalando em vários aspectos muitos dos conflitos existentes em nossa sociedade. Por isso, a história e a Geografia de nossas instituições guardam como característica central o apagamento da cultura das populações afrodescendentes, que ocupam, via de regra, um lugar ainda marginal nos conteúdos e práticas destas instituições.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Janice Estalino Vidal - Integrante / Pâmela Xavier Bastos - Integrante / Cátia Meire Resende - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1

 

2015 - Atual

Reinvenção cultural e subversão urbana: o papel das escolas de Samba Unidos dos Passos e Unidos do Sapé

 

Descrição: Esse projeto busca identificar e qualificar o papel dos ?renascimentos auspiciosos? dos ?homens lentos? tendo em vista a importância das associações civis, esportivas, religiosas e culturais presentes em diferentes locais da periferia, dando destaque as escolas de samba. Interessa-nos compreender os diferentes ritmos sociais das classes populares , ritmos estes que marcam sua existência nos espaços da cidades. Pressupomos que na marcha da modernização dos espaços urbanos, os pobres reinventam a cidade, produzem territórios e moldam as territorialidades, subvertendo os lugares de moradia, de lazer e de trabalho.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Janice Estalino Vidal - Integrante.

 

2013 - 2014

Resistência e subversão das culturas afro-brasileira na cidade de Viçosa-MG: uma proposta de intervenção e integração cultural junto as escolas de samba e grupos-afro-brasileiros.

 

Descrição: Objetiva-se nesse projeto criar mecanismos de integração sócio-cultural acadêmica junto com a comunidade da cidade de Viçosa, intentando dar visibilidade as formas de intervenção dos negros e negras na cidade. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Janice Estalino Vidal - Integrante / Camila de Cássia Tavares Pereira - Integrante / Janete Regina de Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Bolsa.

 

2013 - Atual

Imigração estrangeira nos confins da Zona da Mata Mineira (1840s -1910): entre civilização dos sertões e controle do território

 

Descrição: O processo de criação de núcleos de imigrantes estrangeiros no Brasil e particularmente nos sertões de Minas Gerais e Rio de Janeiro vinculou-se as ideias de formação de um novo povo e de criação de uma nação, movimento que se desdobrou em propostas de modernização, em especial de aumento da produtividade agrícola, formação de um mercado interno e de criação e melhoramento de estradas e portos. O interesses dessa pesquisa é, portanto, analisar como tal processo se deu no período de 1840 a 1910.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Higor Mozart Geraldo Santos - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2012 - 2014

Imigração Estrangeira nos Confins da Zona da Mata(1850-1870): entre civilização do sertão e controle do território

 

Descrição: O projeto objetiva identificar através da politica de imigração, como a zona da Mata no século XIX foi ocupada e apropriada. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Higor Mozart Geraldo Santos - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

 

2012 - 2013

Formação das periferias urbanas de Viçosa-MG: os casos de Nova Viçosa e Amoras (1970 e 1980)

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Dayana Debossan Coelho - Integrante.

 

2010 - 2014

TERRIAT: Sociétes, mobilités et déplacements: les territoires de L'attente: Le cas des mondes américains (d´hier à aujourd'hui) financiado pela Agence Nacionale de la Rechereche - ANR/France

 

Descrição: O projeto tem como objetivo analisar de forma comparativa diferentes espaços, aqui denominados "territórios da espera" que se destinam a acolher os imigrantes em deslocamentos nas Américas.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Integrante / VIDAL, Laurent - Coordenador / Musset, Alain - Integrante.
Financiador(es): Agence Nationale de la Recherche - Auxílio financeiro.

 

2010 - 2014

I' ANR TERRIAT (Les territories de l'Attente dans les mondes américains)

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Integrante / Musset, Alain - Integrante / Laurent Vidal - Coordenador.

 

2009 - 2010

De Brasília à Ipatinga: gênese e formação do bairro Candangolândia

 

Descrição: O projeto tem como objetivo analisar o processo de inserção dos imigrantes-trabalhadores na recém criada cidade de Ipatinga. Busca desvendar as vicissitudes do projeto de modernização na região do Vale do Aço, identificando a partir da fala dos pobres moradores o seu papel político e socio-cultural.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Virgínia Geralda Cunha - Integrante / Médelin Lorena da Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Auxílio financeiro.

 

2009 - 2010

Transformações Espaciais e efeitos socioeconômicos decorrentes da instalação da IVECO em Sete Lagoas

 

Descrição: O projeto visa compreender as transformações sociespaciais da instalação da IVECO - grupo Fiat na cidade de Sete Lagoas do período de 1990 a 2009. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador / Mariana Martins de Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

 

2007 - 2009

Cidade, Plano e Poder: A invenção da moderna Ipatinga.

 

Descrição: O objetivo do projeto é analisar a problemática urbana vinculada a criação das cidades-empresas, a partir do entedimento de como foi o proceesso de criação da cidade de Ipatinga, ligada a fundação da USIMINAS na região.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Coordenador.

 

2000 - Atual

Espaço e Plano: Capítulos da Urbanização Fluminense

 

Descrição: A proposta de pesquisa é a de analisar o processo de urbanização ocorrido na Província do Rio de Janeiro no período imperial, a partir da identificação dos principais agentes e processos que produziram e redefiniram uma rede de cidade no atual estado do Rio de Janeiro.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Integrante / Fania Fridman - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.

 

1997 - 1999

Projeto Interinstitucional Porto de Sepetiba. Cenários Impactos e Perspectivas

 

Descrição: A proposta de pesquisa a ser desenvolvida ao nível de doutoramento é a de analisar o processo de urbanização ocorrido na Província do Rio de Janeiro de 1822 a 1889, período marcado pela multiplicação de vilas e cidades na região, como resultado de impulsos sociais, políticos e econômicos externos e internos. Procuramos estabelecer relações entre o Estado Imperial, recém constituído, com as estratégias territoriais adotadas, avaliando o papel regulatório que se ampliou através da constituição de uma rede de cidades.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Integrante / Fania Fridman - Coordenador.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

 

1994 - 1995

Chão e Moradia

 

Descrição: A pesquisa identificou os principais agentes fundiários e imobiliários, notadamente as ordens religiosas, o Estado e empresas que redefiniram o uso e a acupação na cidade do Rio de Janeiro no século XIX.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Maria Isabel de Jesus Chrysostomo - Integrante / Fania Fridman - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

bottom of page